Demo Blog

Biografia: George Foreman

by Tomaz Soares on Nov.22, 2009, under

George Edward Foreman, nascido em Marshall- Texas, em 10 de
Janeiro de 1946, foi um dos maiores nocauteadores da história do boxe. 

Veio de uma família pobre e descobriu a vida de lutador através do treinador Charles “Doc” Broadus. Foreman ganhou a medalha de ouro em nas

Olimpíadas de 1968 na Cidade do México. Após essa conquista, Foreman não se tornou profissional imediatamente, foi devidamente
preparado da melhor forma possível, inclusive sendo sparring do ex-campeão Sonny Liston .  Somente foi estrear no boxe profissional em 23 de junho de 1969. Vencendo as primeiras 40 lutas, até a famosa batalha contra Muhammad Ali no Zaire. Depois dessa derrota para Ali, no que muitos chamam de “luta do século”, George entrou em um estado psicológico muito complicado, segundo ele mesmo, somente foi dormir normalmente 1 ano depois, e isso visivelmente refletiu-se em suas lutas posteriores a 74.



Em Março de 77, Foreman lutou contra Jimmy Young em Porto Rico, um adversário bom que pertencia ao top 10 da categoria na época, George perdeu na decisão em 12 rounds e abandonou o boxe, em uma luta em que esteve irreconhecível, inclusive passou mal  por conta do calor. O Foreman de qualquer outra luta teria chances mínimas de perder para Young.  

Mas o que ninguém esperava naquele momento é que 10 anos depois ele voltaria, e ainda seria competitivo contra os melhores.  Em 1987 George Foreman voltava a subir em um ringue com a meta de provar que ainda era um grande lutador mesmo fora de seu auge. Após perder para Holyfield na 1º chance de título que teve (em uma grande luta), Foreman conseguiu seu objetivo em 1994 nocauteando Michael Moorer e se tornando o campeão mais velho dos pesados, aos 45 anos .

Com 68 nocautes em 76 vitórias, Big George pode ser considerado um dos pugilistas mais perigosos entre todos os pesados, afinal ele teria  chance de nocautear qualquer oponente usando apenas um único golpe. 

Provavelmente nenhum lutador jamais venceria Foreman caminhando para frente, as lutas contra Frazier são exemplos perfeitos, e esse é o principal motivo da recusa de Tyson quando Don King mencionou uma possível luta entre os dois. 

Clinchar Foreman era uma missão complicadíssima, pois ele usava a sua enorme força para dominar as ações do adversário, controlando os golpes e a iniciativa do oponente com suas mãos, muitas vezes usando empurrões para afastá-los. Frequentemente o jab de Foreman é subestimado, é comum vê-lo usando jabs consecutivos antes de soltar o golpe mais contundente, a histórica luta contra Ron Lyle ele usa jabs duplos para controlar Lyle. E na sua “segunda carreira” o jab foi mais primordial ainda em seu desempenho, pois a sua movimentação era mais limitada ainda por conta da idade.

Venceu lutadores do nível de George Chuvalo, Ken Norton, Joe Frazier (2 vezes), Ron Lyle, Dwight Muhammad Qawi e Michael Moorer .  A maior qualidade de Foreman, que ficou evidente em qualquer fase de sua carreira foi a capacidade de por em prática a sua força descomunal, existem muitos boxeadores fortes no mundo do boxe, mas simplesmente não sabem tirar proveito de seus privilégios físicos da maneira mais eficaz. Foreman sabia usar toda a sua qualidade para usar ao máximo toda a sua força ! 

Conseguir ser um lutador de ponta mesmo após 10 anos afastados do esporte fazem de Foreman um lutador único na história do Boxe. Muito mais do que apenas um cara com uma mão pesada.

Melhores qualidades:
-Pegada
-Resistência física
-Bom jab
-Fôlego

0 comentários more...

0 comentários

Postar um comentário

Procurando por algo?

Utilize nossa busca para o blog:

Não encontrou? Entre em contato conosco através de um post! ;)