Demo Blog

Biografia: Joe Frazier

by Tomaz Soares on Nov.22, 2009, under

Quando o menino Joseph William Frazier recebeu seus primeiros treinos de boxe na Filadélfia, apenas com o
intuito de perder peso, ninguém imaginou a tremenda carreira que estaria por vir e o enorme guerreiro que estava para surgir.

Nascido em Beaufort, na Carolina do Sul, Frazier se casou quando tinha apenas 15 anos de idade, e se mudou para a Filadélfia. Lá começou a lutar boxe e estabeleceu uma carreira amadora sólida, sendo derrotado apenas uma vez contra Buster Mathis, nas eliminatórias para os jogos Olímpicos de 64. 
Porém, quando uma contusão impediu Buster Mathis de viajar até Tóquio, para os Jogos, Frazier foi em seu lugar, e acabaria voltando para os EUA com a medalha de ouro no peito. 
A partir daquele momento, muitos do meio do boxe passaram a prestar mais atenção no garoto que jamais desperdiçava as oportunidades que a vida lhe oferecia e sempre encarava os desafios com uma bravura singular. 
Então, Joe Frazier se tornou profissional, em 1965, nocauteando com facilidade seus 11 primeiros adversários, até encarar o argentino Oscar “Ringo” Bonavena, que era top 10 dos pesados em 66. Após vencer Ringo em uma decisão de 10 rounds, Frazier enfrentou outro adversário de respeito, o bom Eddie Machen, nocauteando-o em 10 rounds.

Já em 67, copm vitórias sobre o duríssimo canadense George Chuvalo (TKO no 4º round), Frazier já era considerado um dos 10 melhores da categoria e um dos lutadores mais temidos do mundo. 
Com seu estilo de pressão ininterrupta e condicionamento físico invejável, Joe rapidamente se tornou popular, deslanchando em 1968 com uma vitória sobre o seu antigo rival de amadorismo, Buster Mathis. 
Depois de vencer outros oponentes de destaque como Manuel Ramos, novamente Bonavena e o competente Jerry Quarry, finalmente Joe teria uma chance pelo  título mundial. O adversário da vez seria o duro e habilidoso Jimmy Ellis, que acabara de vencer Floyd Patterson. 
No Madison Square Garden, em NY, o que se viu foi “Smoking” Joe dizimar, inapelávelmente, o competitivo Ellis em 5 rounds. 

Com esse feitos na sua bagagem como profissional, começaria uma fase diferente para Joe, seria uma fase mágica, onde um lutador bom tecnicamente se transformaria em uma lenda históricamente. E seria difícil imaginar a carreira de Frazier sem os cmobates contra Muhammad Ali, pois as glórias de um boxeador não se resumem às lutas de rotina, aos combates irrelevantes (valendo ou não valendo títulos, pouco importa) contra adversários bons ou razoáveis. Não. O que faz um lutador se diferenciar dos demais são as lutas clássicas, inesquecíveis, eternas. E muito do reconhecimento de Ali tem a ver com Frazier.  Sem Joe Frazier, ele seria menos Muhammad Ali. 

Há quem faça a comparação do estilo de Joe Frazier com Mike Tyson, mas existia em Frazier uma série de características pessoais e intrasferíveis. Uma delas era o ritmo alucinante, a capacidade estonteante  de dominar o oponente, de mandar no ringue.
A coragem indomável, a agressividade quase selvagem de lutar, eram atributos notáveis e admiráveis. Um pugilista encouraçado de dignidade, capaz de morrer no ringue se necessário fosse. 
E no fundo o boxe vive dessa coragem pessoal dos lutadores !
Nunca as provocações de Ali foram tão ineficientes  como contra Frazier. Quando provocado, ofendido, humilhado, ele lutava melhor ainda. 
E alguém que consegue uma vitória em uma das lutas mais importantes da história do boxe, e só é derrotado por Ali e George Foreman em toda a sua carreira......merece todos os elogios que lhe são feitos até hoje. Joe
Frazier é, com certeza, um dos grandes lutadores da história do boxe.
  

Melhores qualidades:
-Condicionamento e resistência física
-Gancho de esquerda, e todos os outros golpes curtos
-Golpes no corpo
-Esquivas rápidas e contra-golpes na curta distância
-Garra

0 comentários more...

0 comentários

Postar um comentário

Procurando por algo?

Utilize nossa busca para o blog:

Não encontrou? Entre em contato conosco através de um post! ;)