Demo Blog

Golpes, Sparring e Alguns Termos

by Tomaz Soares on Nov.22, 2009, under

Golpes

 
  • Jab ou jabe: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear.
  • Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte.
  • Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço dobrado.
  • Uppercut: Desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.
  • Hook ou gancho: Golpe desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente, dificultanto a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado (próximo e contornando a guarda adversária). O hook termina seu movimento com o braço flexionado.

Knock out

O knock out (KO), abrasileirado para nocaute, ocorre quando um dos lutadores fica incapacitado de continuar lutando. Seja por estar desmaiado, muito ferido ou visivelmente atordoado. Caso o lutador esteja nocauteado mas ainda esteja em pé, o juiz pode interromper a luta dando a vitória ao adversário e a perda de 10 pontos.

Golpes baixos

Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Se o outro adversário bater em uma dessas partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminado, a critério do árbitro. Os golpes permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdomen.

Sparring

Sparring é o pugilista que ajuda o outro a treinar, e quase sempre são de ótimos níveis. Treina os grandes pugilistas, ajudando-os a desenvolver seu potencial de golpes. Após ser sparring alguns deles profissionalizam-se. Antes de seu retorno aos ringues, Mike Tyson enfrentou (e nocauteou brutalmente) dezoito sparrings. Um deles seguiu numa maca para o hospital. Larry Holmes já foi sparring de Muhammad Ali. Oscar de La Hoya já foi sparring de Julio Cesar Chavez, e Riddick Bowe, de Evander Holyfield.
0 comentários more...

0 comentários

Postar um comentário

Procurando por algo?

Utilize nossa busca para o blog:

Não encontrou? Entre em contato conosco através de um post! ;)